Head de Inovação da comunidade, Livia Saraiva defende a formação de instituições e ambientes que promovam suporte aos empreendedores
Livia Saraiva, fundadora do Carreira RH, membro da Associação de Jovens Empresários do Piauí e Head de Inovação Corporativa no The Hub, procura solucionar um problema de seu estado: ótima educação, porém poucas oportunidades de crescimento no mercado de trabalho. O Piauí forma excelentes profissionais que acabam migrando para outras capitais em busca de melhor desenvolvimento na vida profissional e pessoal, e que não retornam depois.
Teresina foi anunciada como a capital do país com melhor educação pública no último ano. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) com base no aprendizado dos alunos em 2021. A capital ficou no topo dos rankings de ambos os segmentos, mas isso não é suficiente para manter os grandes profissionais e pesquisadores trabalhando no estado.
Para Livia, este é o desafio: desenvolver novos negócios e gerar soluções para o estado do Piauí, trabalhando no desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo local. O Carreiras RH surge exatamente pela falta de mão de obra qualificada para preencher vagas e postos que costumam ficar meses em aberto ou que, quando são preenchidos, os profissionais logo desistem da posição.
“Pensei: bom, vou divulgar vagas de trabalho, e vou buscar pessoas que tenham habilidade nessa função. E a minha empresa começou dessa maneira. A gente não tinha, nessa época, muitos recursos tecnológicos como a gente tem hoje. Então era ‘envie seu currículo mesmo, deixa aqui. A gente vai preencher uma ficha de cadastro, analisar o seu perfil, e encaminhar para empresa que está buscando esse profissional”
A inovação tecnológica dentro da Carreira RH veio pelo crescimento da empresa, quando se tornou impossível analisar tantos perfis à mão, apenas com pessoas. Faziam entrevistas e cadastros presencialmente, recebiam mais de 100 pessoas por dia, que esperavam horas para serem entrevistadas. Livia foi atrás de um desenvolvedor que colocasse sua ideia de um software que fizesse a triagem de profissionais para que não fosse mais preciso aguardar tanto tempo. Com essa ideia inovadora, começou a se inscrever em editais voltados a apoiar e desenvolver soluções tecnológicas. Hoje, a Carreira RH possui um projeto voltado para inteligência artificial, desenvolvendo uma plataforma com base em IA para melhorar processos de seleção.
Além de pioneira nesse setor, Livia também conta que ajudou a criar programas de aceleração e mentoria de startups dentro do estado, justamente por ter sentido falta disso quando começou seu projeto. “Comecei a participar de eventos no exterior para tentar conhecer outras pessoas conectadas com a minha solução. Esse movimento estava acontecendo em todo Brasil, e aqui não foi diferente” explica a empreendedora, tendo sido convidada para ser a primeira embaixadora mulher representando o Piauí na AbStartups.
Seu propósito, tanto com a Carreira RH quanto com a fundação do The Hub, das mentorias e do espaço que oferece, é promover desenvolvimento feminino no mercado e nos negócios. Em todas as atividades que participa, procura encontrar espaço para que outras mulheres possam crescer também. “Se eu não posso levar outra mulher comigo, se eu não posso ajudar outra mulher a chegar onde ela precisa, para mim não está dentro do meu propósito”, afirma.
Texto: Giulia Deker
Entrevista: Patricia Travassos