Autoconhecimento, empatia, oratória e raciocínio lógico: dicas da especialista para aumentar sua persuasão
Vivemos uma era em que as palavras são ferramentas poderosas e a habilidade de se comunicar com eficácia pode emergir como um divisor de águas para empreendedoras em busca de excelência. Nesse cenário, a oratória e a persuasão são cada vez mais importantes, moldando não apenas a maneira como as ideias são transmitidas, mas também a forma pela qual as líderes se conectam com suas equipes, clientes e parceiros de negócios.
Com interações cada vez mais virtuais e desafios complexos, dominar a arte da comunicação tornou-se uma prioridade absoluta. As palavras bem escolhidas e habilmente comunicadas têm o poder de influenciar, inspirar e transformar, abrindo portas para oportunidades e estabelecendo conexões significativas.
É nesse contexto que Bianca Celoto, jornalista com mais de 15 anos de experiência em comunicação, sendo 10 destes dedicados à atuação como repórter e apresentadora em televisão, compartilha dicas sobre a importância da comunicação para o empreendedorismo.
Fundadora da plataforma de conteúdo e treinamento em oratória e comunicação Óh Quem Fala, com sede em Sorocaba-SP, Bianca fornece orientações para uma comunicação impactante e persuasiva – o que pode ser crucial para o sucesso de empreendedoras. Para ela, a comunicação eficaz é o alicerce de uma liderança genuína: “Sendo a base de todo relacionamento, a comunicação eficaz, principalmente quando incentivada e praticada pela própria liderança, melhora o clima de trabalho, evita ruídos e eleva a moral dos colaboradores. Isso tudo resulta em alta produtividade, o que toda empresa quer e precisa”, afirma.
Ela destaca que líderes com habilidades sólidas de oratória têm a capacidade de ajustar sua comunicação conforme o público e os canais, aumentando o impacto e a compreensão de sua mensagem e, assim, fortalecendo sua influência sobre parceiros e colaboradores.
Confira 7 dicas da especialista:
- Expressar empatia genuína em suas interações
A habilidade de ouvir verdadeiramente e observar antes de formular uma resposta permite uma conexão mais profunda e confiante. Essa prática, segundo a especialista, resulta em argumentos mais convincentes e respostas mais impactantes: “A melhor maneira de desenvolver empatia é habilitando a escuta. Aprender a ouvir, de forma genuína e atenta, qualifica a conexão e deixa o interlocutor mais confiante. Escutar e observar antes de elaborar uma mensagem nos dá mais condição de argumentar e de entregar uma resposta mais convincente”, afirma Bianca Celoto.
- Elementos-chave de uma fala persuasiva
A persuasão está mais ligada à sensação causada pelo discurso do que às palavras em si. “Os elementos-chave para uma fala persuasiva são: credibilidade, domínio técnico e o dobro da dose em histórias e humanização [uso estratégico do storytelling]. A persuasão está apoiada nesses três pilares e a oratória explora isso por meio do ajuste da linguagem do corpo, da fala e da clareza da mensagem. O segredo é sempre olhar para o público e aprender a aumentar o repertório: maneiras diferentes de dizer a mesma coisa. A comunicação não é impactada pela palavra em si, mas pela sensação que ela causa no outro. No empreendedorismo, ter essa habilidade é uma arma poderosa de sucesso”, diz.
- Principais erros de oratória e persuasão cometidos por iniciantes
Para a especialista, um erro comum é desconsiderar a audiência. A personalização e a adaptação ao público são essenciais. O principal erro dos iniciantes: comunicar a partir do gosto pessoal. Por exemplo, se você gosta de ir “direto ao ponto”, saiba que nem sempre sua audiência tem a mesma preferência. Outro erro de iniciantes é querer falar bonito e usar palavras difíceis. Não respeitar o formato do canal e o tempo de fala também são erros comuns”, explica.
- Comunicar ideias complexas de forma clara e lógica
Para comunicar ideias complexas de maneira clara e lógica, Bianca Celoto destaca a importância de criar contexto para os fatos e fornecer detalhes adequados: “A fórmula mágica para comunicar ideias de forma clara é saber criar contexto para os fatos e descrever as informações com o nível de detalhamento que a ocasião pede. Ideias complexas precisam de explicações com mais detalhes para que o interlocutor não fique com dúvidas. É importante adotar um vocabulário coerente com o nível de conhecimento do público também. Muitas vezes, a linguagem muito técnica mais confunde do que esclarece”, afirma a especialista.
- Abordar feedbacks negativos de forma construtiva
Lidar com situações desafiadoras, como dar feedback negativo, requer estruturação cuidadosa. No caso das mulheres, que muitas vezes enfrentam julgamentos desiguais, sendo rotuladas como agressivas por serem diretas, a especialista aconselha a focar na resolução do problema, evitar extremos na linguagem e adotar uma argumentação específica.
“Acredito que não há forma fácil de falar sobre coisas difíceis, mas é sim possível amenizar o impacto de um feedback negativo, se ele for bem estruturado. Nunca dar feedback negativo de forma coletiva é um ótimo começo. Encontrar um momento sem emoções afloradas também é muito importante para se ter uma conversa difícil. Outros dois pontos fundamentais para criar engajamento: menos opinião e mais fatos e pedir o que a pessoa dá conta de cumprir”, explica Bianca Celoto.
A especialista comenta também que não conseguir gerenciar as emoções é a grande barreira da assertividade. “Essa não é uma dificuldade só das mulheres, mas a sociedade é mais tolerante com os homens”, afirma.
- Desafios da oratória online e habilidades de comunicação para vendas
Bianca Celoto observa que a interpretação é um desafio único na comunicação online, especialmente na escrita. Ela recomenda o uso adequado dos canais de comunicação e sugere a câmera aberta em videoconferências como uma maneira de manter a eficácia da comunicação virtual. Em relação às vendas, Celoto destaca que a empatia e a escuta atenta são cruciais. “Um bom vendedor está sempre interessado no outro, ele ouve primeiro e depois fala. Observa pontos onde pode se conectar e usa exemplos com os quais o cliente pode se identificar”, diz.
- Referências em Oratória e Persuasão
Pedimos à especialista para compartilhar referências notáveis em oratória e persuasão. Para ela, Oprah Winfrey, Michelle Obama e Jacinda Ardern (primeira-ministra da Nova Zelândia) são bons exemplos. No contexto brasileiro, a Dra. Luana Araújo e a Deputada Erika Hilton aparecem como principais inspirações a serem seguidas.
Texto: Pedro Braga